FOTO: José Leomar
O governador Camilo Santana, que esteve na noite desta segunda-feira (8) concedendo entrevista ao programa Roda Vida, falou nesta terça (9) a região do Cariri, através do Jornal Progresso, respondendo alguns dos principais questionamentos dos ouvintes quanto ao prolongamento do decreto de isolamento social do novo coronavírus no Ceará. 

Questionado sobre a possibilidade de um lockdown nas cidades do Cariri, Camilo afirmou que a região está sendo estudada, e que deve anunciar em breve caso a medida seja necessária em cidades como Juazeiro do Norte, foco dos casos na região, que já ultrapassa os 600 casos confirmados de Covid-19. 

“As decisões são baseadas em orientações dos especialistas da área da Saúde, trabalhando em ações de forma regionalizada. A situação [pandêmica] do Cariri é a melhor situação do Estado, juntamente com o litoral leste, com os melhores indicadores. Porem precisa-se estar sempre em alerta. Se as taxas aumentarem muito, aí sim iremos tomar medidas mais drásticas”, afirmou Camilo. 

Fase de transição 
Em relação a questões sobre esta primeira fase de transição que foi aplicada em Fortaleza, a jornalista Monike Feitosa perguntou se esta fase deve durar mais tempo, ou se devem mudar algo nas próximas semanas no Cariri. Camilo diz que vai avaliar o comportamento da região durante esta semana, e afirma ainda não ser a hora de começar a primeira fase de transição na região. 

“O comercio não está autorizado a abrir, com permissão apenas das cadeias de construção civil e da saúde. Um critério para que venha a ter uma primeira fase é se, após a fase de observação na capital, os resultados demonstrarem que pode ser possível replicar nas demais região”, diz o governador. 

Indicadores positivos 
O governador se demonstrou surpreso com os indicadores do Cariri diante da pandemia, no qual, mesmo tendo processos de acessibilidade muito parecidos com os da capital, conseguiu manter um dos mínimos do Estado em relação a transmissão do vírus. 

“Haviam uma expectativa inicial de dois epicentros de pandemia, em Fortaleza e o Cariri, e os indicadores demonstraram o contrário com o passar dos dias. Estudiosos avaliam que, junto ao litoral leste, a região foi uma das que mais surpreendeu, pois mesmo tendo uma circulação interestadual de pessoas por vias aéreas e terrestres, conseguiu controlar muito bem os casos”, completa. 

Transporte 
Em relação aos transportes intermunicipais que interligam cidades da Região Metropolitana do Cariri, Camilo afirmou que sua equipe avaliou tanto os processos na capital quando em Juazeiro do Norte, e mesmo a necessidade da circulação dos coletivos, ainda não é hora destes voltarem a circular entre os municípios circunvizinhos. 

“É uma decisão dura, mas vamos avaliar esta situação pois tenho conhecimento que a região tem sofrido com isso. Mas por decisão de especialistas foi analisado que se não fosse interrompido esta movimentação, a taxa de transmissão seria afetada se fosse liberada. A situação será avaliada”, afirma o gestor. 

Detran e redução salarial 
Em relação ao Detran, Camilo afirmou ainda que a abertura dos atendimentos presenciais só é prevista dentro desta primeira fase, no qual ocorre atualmente em Fortaleza. No momento, o órgão atende apenas por agendamento e de forma online, com atendimentos presenciais suspensos. 

Quanto aos constantes boatos de redução salarial dos servidores do Estado, o governador esclareceu ainda que a informação não procede. Ele afirma que um de seus maiores trabalhos é em manter o quadro de funcionárias diante desta situação, e que estes devem ser garantidos sem nenhum tipo de redução salarial. 

“Conseguimos a marca de ser o estado brasileiro com melhor estabilidade econômica, apesar do baque que todos temos sofrido em relação a economia e as dívidas internas e externas. Tudo isso será um processo longo e deverá durar muito mais que o tempo de isolamento para se solucionar, mas estamos trabalhando para que nenhum dos setores seja gravemente afetado”, conclui.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment