O Caldeirão das Danças lançará nessa sexta-feira, 9 de abril, às 14hs, a obra documentário "Memórias Malhação do Judas em Crato", com depoimento do dramaturgo cratense Cacá Araújo e direção do Professor Junior Pessoa. 

A festa da malhação do Judas tem raízes em Crato ao longo de mais de 150 anos, sendo manifestada em diversos bairros da cidade, tendo como referência os tempos medievais em que o povo punia simbolicamente "Judas Iscariotes" por trair Jesus ao entrega-lo aos soldados romanos, um rito medieval apropriado pelo catolicismo, mas que inicialmente era uma intervenção popular pagã de oferenda e sincretismo. 


Na atualidade Judas representa personagens da politica, religião e figuras populares que atuam de forma contraria as leis, acabando que sendo jugado como traidor da sociedade. 

A festa da malhação é regada a frutas, brincadeiras e bebidas e no Cariri cearense, o tradicional sítio do Judas torna-se cada vez mais popular no Largo da RFFSA e na Rua da Sagrada Família, na cidade do Crato, transbordando aos demais bairros e sítios da nossa região, contando com a presença de personagens da cultura popular como Caretas, Banda Cabaçal e artistas locais.

O lançamento será público pelo canal do YouTube Junnior Pessoa, em um projeto de contrapartida pelos recursos oriundo das Lei Aldir Blanc no edital de espaço e iniciativas culturais do Município de Crato.

Post a Comment