Geladeira Cultural foi criada em frente à casa dele, na Encosta do Seminário, no Crato. Foto: Daniel Trévia

Uma criança de 7 anos instalou uma biblioteca em frente à casa dele, na Encosta do Seminário, no Crato. A "Geladeira Cultural" tem objetivo de espalhar conhecimento e incentivar as crianças e adultos da região onde mora a desenvolverem o gosto pela leitura.

Fernando Filho teve a ideia por gostar de ler e depois de ver uma geladeira cultural parecida na Chapada do Araripe. "Eu tive essa ideia por causa da leitura. Eu fui à CDL uma vez e vi esses livros e tive a ideia", disse.

Foto: Daniel Trévia

Trocar celular por livros
Para Fernando Filho, a leitura pode criar um mundo melhor e se as crianças e os adultos trocarem o aparelho celular pelo livro a humanidade vai criar um novo mundo.

"Quanto mais gente ler, criamos um novo futuro. Se a gente pegar um livro e largar o celular, a gente finalmente vai poder conhecer uma nova história, um novo mundo", afirmou.

A geladeira, segundo Fernando Filho, foi obtida com a ajuda dos pais. Ela era velha, e os pais providenciaram uma pintura personalizada . Na parte da frente da Geladeira Cultural há duas frases: "Leve um livro, solte a mente, deixe outro e me alimente"; "Retire, leia e devolva se quiser. Pode doar ou trocar".

“Consegui com a ajuda dos meus pais, minha tia e de toda a população que doou os livros”.

O objetivo de Fernando Filho é mais tarde criar outra geladeira. A Geladeira Escolar com livros escolares.

Fonte: G1 CE

Post a Comment