O bombeamento das águas da transposição do Rio São Francisco, no Eixo Norte 1, que corta cerca de 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, foi retomado nesta sexta-feira, 13, após parada programada de três meses. A operação havia sido interrompida no dia 13 de maio para serviços de manutenção nos motores da estação.

Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), as Estações de Bombeamento 2 e 3, localizadas nos municípios pernambucanos de Salgueiro Cabrobó, também passaram por melhorias, recebendo novas válvulas borboletas. Com isso, o órgão assegura que até o final de agosto, estarão em operação simultânea todos os conjuntos das três estações de bombeamento. O intervalo de tempo é necessário para que os níveis nos reservatórios atinjam o nível suficiente para possibilitar o bombeamento.

As estações de bombeamento do Eixo Norte possuem capacidade para receber até oito conjuntos de motobombas cada. Atualmente, cada estação conta com dois conjuntos instalados.

De acordo com o MDR, o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Avidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação.

Após a conclusão, a expectativa é que o Eixo Norte garanta abastecimento hídrico a 6,5 milhões de pessoas.

Fonte: O Povo

Post a Comment