Por Redação Gazeta do Cariri

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou a reativação do poço mais profundo do Estado (750m), localizado na Serra dos Carneiros, no município de Campos Sales, na região do Cariri. O poço será capaz de auxiliar o abastecimento de água em Campos Sales, Araripe e Salitre, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

A água do recém reativado PP05 já está sendo distribuída para Campos Sales e Araripe. Já em Salitre, o sistema está em fase de teste de adutora. O poço conta agora com uma vazão 50 metros maior que anteriormente, quando alcançava o máximo de 70m. A nova bomba motora distribui hoje 120m de vazão.


A força tarefa contou inicialmente com a parceria com a Companhia de Recursos Hídricos (Cogerh), que em novembro de 2020 realizou a verificação das condições internas do poço. Após a garantia de que era possível reativar o poço, a Cagece investiu na compra de uma nova bomba, materiais para a operação, bem como a contratação de profissionais especializados, somando em torno de R$ 200 mil investidos.

Foram dois meses de planejamento e cinco dias de execução do serviço para instalar a nova bomba. Para Arilete Barros, coordenadora de operação industrial da Cagece, os colaboradores se doaram na reativação, pois entendiam o impacto da operação. “A nossa missão e preocupação com o abastecimento das três cidades é muito grande. E isso ficou enraizado em toda a equipe, estava todo mundo muito empenhado em fazer acontecer”, declara a coordenadora.

Saiba Mais
O Poço PP05 é um importante recurso hídrico, de valor estratégico em períodos de escassez dos açudes que abastecem os municípios. Agora, graças aos esforços das equipes técnicas e operacionais, ele está reativo, sendo fonte de água potável para a população, ampliando a matriz hídrica dos locais atendidos.

Post a Comment