Para garantir a permanência de jovens cearenses nas escolas estaduais, o governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (11 de agosto), 3 mil bolsas para que alunos do Ensino Médio atuem como monitores no Programa Busca Ativa Escolar. O anúncio, que marca o Dia Nacional do Estudante, contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, e da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de representantes de alunos e diretores. Toda a comunidade escolar acompanhou a solenidade virtualmente, através das redes sociais.

Parte do Ceará Educa Mais, a iniciativa fortalece a manutenção e permanência dos jovens nas 670 escolas de Ensino Médio da rede estadual, ao mesmo tempo que apoia o orçamento familiar dos estudantes. Os alunos-monitores selecionados receberão benefício mensal no valor de R$ 200 nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.

“Nós não queremos perder um aluno. O aluno que estiver faltando, esses monitores vão procurar saber o motivo, seja através do celular ou visitando o colega, para saber a razão de não estar indo à escola, e conversar com os professores. Ou seja, permitir essa ambiência para a gente trazer de volta, ajudar o aluno, saber se tem algum problema junto aos familiares. É uma rede de apoio e, para isso, estamos estimulando nossos alunos a participarem desse processo”, justificou Camilo Santana, parabenizando todos os estudantes em nome dos representantes Maria Rosa Castro e Saul Alexandre Batista.

Izolda Cela reforçou que a ação estimula o protagonismo estudantil. “É muito simbólico neste momento em que a gente comemora o Dia do Estudante, lançar esta ação de Busca Ativa para garantir que todo estudante esteja na escola, que é o lugar dele, com a participação da própria moçada. A Seduc já vem descobrindo isso há algum tempo: a importância de usar a favor dos seus projetos de vida e estudos, e sendo solidários com os outros. Eles vão ajudar a escola, entrando nesse compromisso de trazer os colegas”.

A Busca Ativa Escolar já tem uma série de ações capilarizadas por todo o Ceará, com a finalidade de encontrar alternativas para reverter quadros de infrequência e de abandono. Os alunos-monitores se incorporam à força-tarefa que já conta com a iniciativa dos quase 5.400 Professores Diretor de Turma (PPDT), além de psicólogos educacionais, educadores sociais do protagonismo e integrantes do GCAPE (Grupos Cooperativos de Apoio à Escola).

Post a Comment