Por Redação Gazeta do Cariri

Na tarde desta segunda-feira (30 de agosto), o Ceará ganhou mais três Areninhas, nas cidades de Antonina do Norte e Assaré, na região do Cariri, além de Tejuçuoca, entregues pelo governador, Camilo Santana, em evento virtual. Com mais esses três equipamentos esportivos, o Estado totaliza 224 Areninhas em funcionamento, sendo 138 delas no Interior e outras 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Camilo Santana apontou que o projeto das Areninhas é a maior política pública de esporte do País, e já adiantou que todos os 184 municípios terão esse tipo de equipamento, alguns até dois, três ou quatro, a depender do tamanho de cada cidade cearense.

“As areninhas são equipamentos que protegem nossa juventude, estimulam a questão física e a saúde, enfim, melhoram a qualidade de vida das pessoas. É lá que podemos descobrir talentos do futebol, na maior política pública de esporte e cidadania do Brasil. Queremos chegar a quase 600 areninhas até o final de 2022, tem muita areninha que o prefeito urbaniza no entorno, aproveita o ambiente para mudar e melhorar a vida das pessoas, movimenta a economia, e muda o local, algumas são até em áreas que eram mais desertas, e que se modifica com a chegada desse equipamento”, ressaltou o governador do Ceará.

Os três equipamentos juntos representam investimento de R$ 713.236,95, e as Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society. Equipados com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa contar com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. Isso incentiva uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Mais 55 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

Parceria Governo-Município
Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

Patativa do Assaré
Finalizando a Live, o governador do Ceará, anunciou mais uma obra importante para o Estado, especialmente para a cidade de Assaré, em um local que será essencial para a cultura e o turismo da cidade. “Quero já me antecipar aqui e anunciar meu compromisso de que vamos construir toda a estrada que leva até a casa desse grande ícone da cultura brasileira, que é Patativa do Assaré, que me viu menino, que colocou no colo, amigo dos meus pais”, disse Camilo Santana.

Post a Comment