Policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgataram, no sábado (28 de agosto), um filhote de jaguarundi, uma espécie de gato mourisco, animal silvestre típico do Nordeste brasileiro. O trabalho de resgate aconteceu no município de Saboeiro.

Os agentes encontraram o animal após receberem uma ligação de um morador da região informando que estava em posse de um filhote parecido com uma onça. Com a informação, de imediato, a composição foi ao lugar. O animal foi encontrado em uma estrada naquele município.

Na manhã deste domingo (29), o animal foi entregue aos cuidados de uma bióloga da Biodiverse, uma associação da biodiversidade do semiárido, localizada no Crato, autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a receber animais silvestres. Lá, o filhote irá ficar, temporariamente, até o translado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Pernambuco.

A PMCE orienta à população que quando um cidadão se deparar com um animal silvestre, ao invés de tentar o capturar, deve acionar o BPMA, por meio do telefone 190. Os militares são preparados para fazer o resgate e o devido encaminhamento do animal até um lugar seguro.

Post a Comment