Moradores das residências do programa Casa Verde e Amarela, entregues há menos de um mês com a presença do presidente Jair Bolsonaro, reclamam de rachaduras e infiltrações nos imóveis, localizados no Cariri.

A Caixa Econômica Federal informou que na última terça-feira (31 de agosto) uma equipe técnica foi enviada aos locais para averiguar as situações reclamadas pelos moradores e disponibilizou um canal de atendimento para que as pessoas possam fazer as reclamações.

Ainda conforme o órgão, a responsabilidade no sentido de consertar esses problemas são das construtoras, responsáveis por fazerem essas obras.

Moradores apontam rachaduras, vazamentos e infiltrações em casas entregues há menos de um mês pelo governo federal. Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

A construtora afirmou, nesta sexta-feira (3 de setembro), que as equipes se encontravam nos locais para resolverem esses problemas.

Rachaduras nas paredes e vazamento nas casas
No residencial Leandro Bezerra, formado por um complexo de apartamentos na cidade de Juazeiro do Norte, os moradores do local relatam que receberam os imóveis já apresentando rachaduras nas paredes de um dos blocos.

“Assim que recebei a chave a gente já se mudou no outro dia e já estava apresentando essas rachaduras”, afirma a dona de casa Ângela Maria Sobreira, que teme pela estrutura do local.

Já na cidade do Crato, os moradores do Residencial São Bento, que é formado por casas soltas, afirmam que as residências estão com infiltrações nas paredes, com a água chegando a vazar para fora do imóvel.

“Quando vou abrir uma torneira a água escorre para o lado de fora. E ainda me informaram que se eu tomar banho, eu tenho que secar logo, porque não pode deixar a água vazar. O dia inteiro essa água assim. Minha conta de água veio muito cara e eu estou desesperada. Tenho duas crianças em casa e preciso que eles venham arrumar, porque o gasto vai ser para mim, eu que vou pagar essa conta", reclama a Elisdaiana Paz Lima.

Já na casa de Fabiana da Silva, que ambém mora do residencial, além da infiltração, ela recebeu a residência sem torneira na pia do banheiro.

“Não tem a torneira do banheiro, eles não colocaram. E está tendo um vazamento na pia. Quando eu estou lavando louça tenho que lavar e ficar espremendo o pano, por conta disso. Já fui três vezes reclamar e eles falam que vêm e até agora resposta nenhuma”, disse Fabiana.

Casa inundada após queda de forro
Não é a primeira vez que as casas do programa do Governo Federal entregues recentemente apresentam. Dois dias depois da entrega do Residencial Padre Cícero II, em Juazeiro do Norte, o teto de uma das residências desabou e o imóvel ficou inundado.

Na ocasião, a Caixa Econômica informou que o Residencial Padre Cícero II teve um problema na caixa d’água em uma das casas. A água da caixa d’água desta unidade vazou pelo forro, que cedeu parcialmente. Segundo o banco, a construtora foi acionada e os reparos foram feitos na manhã desta segunda.

Conforme Raquel Gonçalves, proprietária da residência atingida, a família se mudou para o local na tarde de sábado (14). No domingo à noite, por volta das 19h30, quando a mãe dela estava deitada em um dos quartos, o forro caiu e uma "cachoeira de água" vazou pelo teto. Imagens registradas por ela mostram a situação do local após o ocorrido.

"Minha mãe estava deitada no quarto dela quando escutou um estrondo e começou uma cachoeira de água. O teto caiu, a casa ficou alagada, minha mãe ficou muito assustada, com a pressão baixa, aí ela correu, se trancou no banheiro e gritou pedindo ajuda", relata.

A idosa, segundo a filha, foi socorrida pelos vizinhos que ouviram os pedidos de socorro. A mulher não ficou ferida. Já os cômodos da casa e os móveis novos comprados pela família foram danificados pela água. "Uma casa tão esperada. Era o sonho da casa própria que acabou virando pesadelo pra gente", disse Raquel.

Proprietária relata que residência foi entregue com forro mal colocado, vazamento e rachaduras nas paredes. Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Ainda de acordo com a proprietária, várias irregularidades foram constatadas na residência depois da mudança da família. Além dos vazamentos e do forro mal colocado, também existem rachaduras nas paredes do imóvel.

A mulher afirma que após o ocorrido foi até a sede da construtora responsável pela obra, mas quando chegou ao local encontrou apenas dois vigilantes. "Chamei eles para olharem o que estava acontecendo e eles me falaram que eu não era a primeira pessoa a procurar a construtora com problemas na casa", disse.

A Caixa esclareceu ainda que os clientes do programa podem fazer reclamações sobre danos e defeitos nos imóveis pelo telefone gratuito 0800-721-6268 ou pelo site www.caixa.gov.br, na opção Fale Conosco.

Fonte: G1 CE

Post a Comment