Evento teste ocorrido em Salvador. Foto: Dalton Soares/TV Bahia

Cumprindo uma série de normas sanitárias de monitoramento e segurança contra a disseminação do novo coronavírus, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou na última semana a realização de 20 eventos teste no Estado. A ideia é que a iniciativa do setor de entretenimento possa experimentar medidas e protocolos contra Covid-19 em festas e eventos como apresentações musicais, shows, exibições, conferências e outras iniciativas que reúnam maior número de pessoas. Um destes eventos, inclusive, está previsto para ocorrer em Crato no próximo dia 18 de setembro, com quantidade limitada para 300 participantes.

Os participantes terão dados coletados e serão monitorados por pelo menos 14 dias após o evento, pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios e do Estado, produzindo evidências para nortear as próximas tomadas de decisão no contexto da pandemia. A cidade cratense recebe um dos três eventos de show musical com banda do Ceará, que autorizado pelo governo e pela Sesa, passarão por essa experiência monitorada. A festa, inclusive, já está sendo divulgada nas redes sociais e deve ter a venda de ingressos anunciada em breve.


O organizador da festa, Sávio Soares, falou sobre a perspectiva de retomada do setor de entretenimento do Estado, bem como os procedimentos que serão adotados para realização desta. “Fico feliz por temos agora esse espaço, pois depois de um ano e sete meses parados, vemos uma luz no fim do túnel, e um recomeço para o setor de entretenimento. O governo do estado diga-se de passagem tem feito um trabalho brilhante na contenção da pandemia. Dos 20 eventos testes, estão previstos três dançantes, no qual um deles será no Crato”, disse.

Como parte do cumprimento dos protocolos, haverá número limitado de participantes da festa, que devem apresentar vacinação com duas doses ou teste negativo de Covid-19 para adentrar ao local do evento. A venda de ingressos, segundo o organizador, será feita em um local específico e vendido apenas presencialmente, como forma de também manter a organização.

“Mandamos todo um protocolo para aprovação [do Estado], com todos os cuidados necessários, desde apresentar o teste de Covid negativo ou o cartão de vacinação com as duas doses. Esta será uma festa para 300 pessoas, com obrigatoriedade do uso de máscaras, além de aferir temperatura na entrada. Nisso, a Secretaria de Saúde do Estado manda um série de agentes que vão fiscalizar o pós-festa, ou seja, coletando dados dos que participam do evento para monitorá-los. Vamos divulgar a compra de ingressos num ponto de venda específico. Como é um evento para poucas pessoas, isso se faz necessário em apenas um local para venda. Para adentrar no local da festa, além do ingresso, na portaria terá de ser apresentado o cartão de vacinação com as duas doses, ou o teste de Covid negativo feito em no máximo 24 horas antes do evento”, completa Sávio.

Monitoramento

Apesar de os indicadores de internações e óbitos por Covid-19 no Ceará seguirem em níveis considerados baixos, a cautela ainda é necessária, sobretudo diante de preocupações externas como as transmissões importada e comunitária da variante Delta do coronavírus no Estado. Neste cenário, é necessário o rígido monitoramento de cada nova medida de flexibilização dentro do protocolo de retomada das atividades.

Para este aos demais eventos teste, a Sesa planeja todo o controle do evento, limitando a quantidade de público convidado a 200 ou 300 por dia, e exigindo comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen), além de testagem com resultado negativo em, no máximo, 48 horas antes das apresentações. Além disso, o palco estará montado em espaço aberto e será seguido o protocolo sanitário, com uso de máscaras, álcool 70% e sem alimentação no local.

Os profissionais envolvidos, inclusive os artistas, deverão estar vacinados com pelo menos uma dose, e devem estar negativados nos testes de Covid-19.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment