Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Tem início nesta sexta-feira (1º de outubro) a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação disponibilizará 18 tipos de vacinas em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios. Os imunizantes protegem crianças e adolescentes, com até 15 anos, de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.A campanha de imunização deve durar até o dia 29 de outubro.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, fez um alerta para queda da cobertura vacinal nos últimos anos. “Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo – reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar esta cobertura. Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente”, ressaltou.

O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias. Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com autoridades do Ministério da Saúde, a baixa cobertura pode ser em parte explicada pela disseminação de notícias falsas (fake news) e pela atuação de grupos antivacinas.

Confira as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante a campanha:

BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Fonte: Agência Brasil

Post a Comment