O Santander Brasil deu início à 19ª edição do Amigo de Valor e o Ceará foi o segundo estado com maior número de instituições selecionadas, 13 entre as 100 escolhidas no país. Elas beneficiarão 3.320 cearenses. Em Barbalha, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o projeto Família Colhendo Preciosidade está na lista dos favorecidos com o programa, beneficiando diretamente 20 pessoas. O Nordeste é a região mais contemplada com 60 projetos.

Todas as iniciativas atuam em linha com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e são voltadas para menores em situação de risco social. São abordadas questões como acolhimento, educação profissionalizante, inclusão da criança e do adolescente deficiente, protagonismo de meninas, medidas socioeducativas e práticas socioassistenciais, maus-tratos, álcool e drogas, trabalho infantil e violência sexual. 

A expectativa é arrecadar R$ 25 milhões até o dia 26 de novembro, estimulando a sociedade a conhecer e auxiliar 100 projetos sociais, escolhidos em 21 estados do País. Os projetos de 2021-2022 devem beneficiar mais de 12 mil pessoas diretamente.

Você pode conferir a lista completa dos projetos selecionados para o programa Amigo de Valor 2021 clicando aqui.

Sobre o projeto Família Colhendo Preciosidade em Barbalha

O projeto em como objetivo evitar a institucionalização de vítimas de familiares que praticam violência, maus-tratos e negligência, capacitando famílias para cuidarem com dignidade de suas crianças e adolescentes. O projeto trabalhará a reestruturação do núcleo familiar para que a reintegração seja viabilizada. Maiores de 16 anos participarão de atividades de fortalecimento da autonomia, vínculos comunitários e qualificação profissional, preparando-os para a vida adulta fora do projeto.

Sobre o Programa Amigo de Valor

O Amigo de Valor incentiva que pessoas físicas e empresas direcionem recursos do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Quem declara a renda pelo formulário completo pode destinar até 6% do imposto devido – neste caso os recursos são dedutíveis, ou seja, até esse limite não há custo para o doador, que tem o valor restituído –, e quem opta pela declaração simplificada pode doar a partir de R$ 25. O direcionamento é de até 1% (também dedutíveis) para empresas tributadas pelo lucro real.

O montante pode ser direcionado para quantos projetos o doador escolher abraçar, e os valores são debitados diretamente de sua conta corrente. O processo é realizado por meio de uma plataforma criada pelo Santander para simplificar a doação e apresentar todos os projetos apoiados pelo programa, de forma detalhada. No site (www.santander.com.br/amigodevalor) é possível conferir a descrição das ações, ver imagens, saber a quantidade de crianças atendidas e a meta de arrecadação, além de apoiar as iniciativas do programa.

Post a Comment