Açude Pentecoste. Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

O Ceará tem 40 municípios em situação de emergência em razão de seca e estiagem reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, conforme informado pela Defesa Civil do Estado nesta sexta-feira (8).

Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, a estiagem é um período prolongado no qual há ausência ou baixa incidência de chuvas, com perda de umidade de solo. Já a seca é um período de tempo seco, prolongado e que causa desequilíbrio hidrológico.

Entre as cidades cearenses, oito estão em situação de emergência por seca e 32 municípios são por conta da estiagem. No final deste texto você encontra as listas com os municípios.

Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios afetados por desastre natural podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas ao socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Cidades do Ceará em situação de emergência pela seca:
Campos Sales; Choró; Deputado Irapuan Pinheiro; Irauçuba; Jaguaribe; Parambu; Quiterianópolis; Trairi.

Cidades em situação de emergência por estiagem no Ceará:
Acopiara; Alto Santo; Aracati; Araripe; Beberibe; Canindé; Capistrano; Caridade; Cascavel; Catunda; Cedro; Crateús; Hidrolândia; Independência; Itapajé; Itatira; Jaguaretama; Jaguaribara; Madalena; Milhã; Mombaça; Monsenhor Tabosa; Paramoti; Pedra Branca; Piquet Carneiro; Potiretama; Quixadá; Quixeramobim; Salitre; Santa Quitéria; Solonópole; e Tauá.

Fonte: G1 CE

Post a Comment