O Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena, em Crato, desenvolveu nas unidades de Ensino Fundamental do Município, as Oficinas de “Arte em Telhas” e “Pintura das Esculturas em Gesso” nos meses de setembro e outubro em comemoração a “Semana da criança 2021”. As oficinas são ministradas pelo professor e artista visual Andson Andrade, nos formatos de ensino híbrido e tem como objetivo trabalhar os aspectos de percepção e fazer com que os alunos interajam com seu talento nas artes visuais.

As iniciativas fazem parte do apoio recebido do Projeto “Território Criativo do Gesso”, aprovado pelo Coletivo Camaradas, no Edital do Prêmio de Fomento à Cultura e Arte do Estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc. A coordenadora do Ensino Fundamental I da Escola 18 de maio, que teve a ação desenvolvida em sua unidade, professora Fernanda Lima, afirmou que: “o trabalho desenvolvido com as oficinas Arte em Telhas e Pinturas da Imagens em Gesso é de suma importância, pois a arte desperta no aluno a capacidade de criação e o ajuda a externar o seu sentimento, fazendo com que utilize suas competências cognitivas, sociais, motoras e emocionais, recombinando aspectos da vida com um todo”.

De acordo com o professor Andson Andrade, as oficinas devem sensibilizar os estudantes para a necessidade de trabalhar o conceito dos 3’R. “Reduzir, Reutilizar e Reciclar mediando a arte como prática da reciclagem com foco no dr transformador do lixo em objeto de arte”, pontua. A diretora do Museu e Escola de Artes, Marlene Conceição, relembra que em anos anteriores “A Semana da Criança” se deu de forma a contemplar uma quantidade bem maior de oficinas nas escolas e nas muitas comunidades. Ela destacou que conforme o histórico de atuação do Museu 2021 por conta da pandemia deixou a nossa atuação muito reduzida.

Post a Comment