10/10/2021

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem 33 pesquisadores entre os mais influentes do mundo conforme ranking da AD Scientific Index. A relação foi divulgada na última semana e classificou milhares de pesquisadores de todo o planeta a partir de critérios como produtividade acadêmica e número de citações recebidas de suas publicações, com destaque para os últimos cinco anos.

A professora do campus Juazeiro do Norte, Joamira Pereira de Araújo, faz parte dessa lista. Ela destaca que o resultado é fruto de muito estudo, esforço e construção coletiva. "Eu fico muito feliz em representar minha instituição porque isso só foi possível com o apoio do IFCE e de todos meus colegas. A gente vai galgando algumas pedrinhas, vendo quem são as referências no mundo e vai tentando fazer parcerias. Procurei sempre aprender com os melhores pesquisadores da área", diz.

Joamira conta que a trajetória na área científica aconteceu no início da graduação por meio do incentivo da professora do IFCE, Ialuska Guerra, em seguida teve o importante apoio da professora da UFPB, Socorro Cirilo, que a orientou no mestrado e doutorado. "Na pós-graduação construí alianças importantes, tive um olhar científico desde a graduação, percebi que eu gostava de pesquisar, meus olhos ainda brilham quando vejo alguma oportunidade de pesquisa que seja boa para a sociedade", enfatiza.

A pesquisadora tem experiência na área de educação física, com ênfase em cineantropometria e treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo. Durante o doutorado, Joamira participou de mobilidade acadêmica na Universidade de Oklahoma, nos EUA, ocasião em que conheceu laboratórios, participou de pesquisas científicas e conheceu novas técnicas metodológicas.

Ela oferece dicas aos jovens pesquisadores: "É importante buscar sempre novos canais de pesquisas, se aproximar dos professores que gostam dessa área, buscar parcerias com os melhores na sua área de interesse e o estudo incessante", diz.

Post a Comment