Nesta quarta-feira (15 de dezembro), completam-se 25 anos da descoberta do soldadinho-do-araripe, pássaro símbolo da região Caririense. De nome científico Antilophia bokermanni, a ave é endêmica da região da Chapada do Araripe, e desde 2003 é considerada uma espécie em perigo crítico de extinção pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Em dezembro de 1996, o pássaro com cerca de 15 centímetros de comprimento e 20 gramas de massa foi encontrado nas encostas da Chapada do Araripe, sendo popularmente conhecido, anos depois, como galo-da-mata, língua-de-tamanduá, lavadeira-da-mata, uirapuru-matreiro e cabeça-vermelha-da-mata. A penugem de cor branca, asas pretas e o dorso vermelho pertencem ao macho, já a fêmea mantém a coloração verde-oliva, de nascença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Sema), o pesquisador e biólogo Weber Girão, afirma que a perda de habitat, o que põe a espécie em risco, é provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como Criticamente em Perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), o primeiro Plano de Conservação da espécie foi criado em 2006, e teve seu período vigente entre 2010 e 2015. Atualmente, o plano finalizou a segunda vigência em outubro deste ano e aguarda resultados. O objetivo do Plano é promover o aumento populacional do Soldadinho-do-araripe. O projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e têm a coordenação executiva de responsabilidade da ONG AQUASIS.

Conforme a Sema, para proteger a ave, o Governo do Ceará criou em julho de 2019 a Unidade de Conservação (UC) Municipal, Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Soldadinho-do-Araripe, que corresponde a uma área de 4.480,07 hectares.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment