Foto: Estableman/Pixabay

Nesta quarta-feira (5 de janeiro de 2022), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag), publicou o estudo “Painel de Indicadores Sociais e Econômicos: Os 10 maiores e os 10 menores municípios cearenses ”. O documento traz rankings dos municípios em diversas áreas.

Indicadores das áreas de demografia, saúde, educação, saneamento, energia elétrica, economia, emprego formal e previdência social constam no estudo. O Ipece ressaltou que os indicadores são concernentes ao ano de 2020 ou o mais próximo temporalmente deste período, em uma série temporal de seis anos.

Na análise de médicos, Barbalha se destaca como o município com o maior número de médicos por mil habitantes. A cidade lidera o ranking desde o ano de 2015, de acordo com o estudo. Em 2020, eram 8,57 médicos para cada mil barbalhenses.

O número de médicos no município é acrescido pelo fato de o mesmo ser polo de saúde para diversas regiões, recebendo pacientes, além do Ceará, de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco.

O top 10 do ranking é composto, em ordem decrescente, pelos municípios de Barbalha, Eusébio, Sobral, Brejo Santo, Fortaleza, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Redenção, Guaramiranga e Quixeramobim.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment