Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira (14 de janeiro de 2022), o governador Camilo Santana recomendou que as escolas no Estado com alunos de até 11 anos, com início do ano letivo previsto para a próxima segunda-feira (17), adiem o começo das aulas por 15 dias.

O período estipulado, segundo Camilo, é para que haja uma melhor avaliação do cenário epidemiológico atual, em razão da alta transmissão da variante ômicron do coronavírus. 

"Isso porque esse é um público ainda não vacinado, que já vamos iniciar a vacinação amanhã (15/01), e nos dar tempo, uma maior segurança para que essas crianças possam estar presencialmente nas escolas", disse o governador. 

A decisão, no entanto, deve ser compartilhada entre as escolas, pais e responsáveis pelos estudantes, ainda segundo Camilo, "para que definam, inclusive, o modelo dessa retomada, se vai ser híbrida, remota ou presencial", acrescenta. 

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe) disse que irá aguardar a divulgação do decreto para se posicionar sobre a recomendação. A Secretaria Municipal de Educação (SMS), por sua vez, informa que o início das aulas nas escolas municipais só deve acontecer no mês de fevereiro.

As novas medidas de prevenção da Covid-19 no Estado foram anunciadas após a última reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

ASSISTA:


Outra medida anunciada pelo gestor é da diminuição de público máximo permitido nos estádios de futebol, que só vão poder acolher até 30% da capacidade máxima até o dia 5 de fevereiro. Ele lembrou que a data é o prazo estabelecido também para a redução de público dos eventos.

Outra determinação coloca a obrigatoriedade do uso de máscaras do tipo N95 ou similares nos atendimentos de farmácias, supermercados, escolas e outros estabelecimentos.

"Devido ao alto poder de contágio dessa onda. Os estudos mostraram que a máscara N95 consegue proteger significativamente a transmissão dessa variante que, repito, é muito transmissível. É uma obrigatoriedade que o comitê decidiu para proteger o trabalhador e a população", explicou Camilo.

Aumento da positividade em Fortaleza
O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, acompanhou o governador na live desta sexta e também comentou sobre o cenário epidemiológico da capital. Fortaleza está com quase 45% da taxa de positividade dos exames de Covid-19 realizados.

"Isso significa que de 100 pessoas que fazem o exame, quase metade estão com exames positivos, refletindo exatamente essa alta transmissibilidade dessa variante", comentou o secretário.

O aumento da positividade também reflete na necessidade de atendimento médico. "A quantidade de atendimento nas unidades básicas de Fortaleza tem aumentado bastante. O número de atendimentos nas UPAs está chegando a quase mil diariamente", complementou Gadelha.

"Continuamos com aumento muito forte da Covid. A ômicron, variante predominante hoje no Ceará, tem uma agressividade muito grande. Aumento muito grande também assistencial, principalmente nos postos de saúde e UPAs, apesar de a grande maioria dos sintomas serem leves. Dos sintomas mais graves, a grande maioria é dos que não tomaram a segunda dose e dose de reforço", reforçou Camilo Santana.

Número de casos dispara
O número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza em pacientes com síndromes gripais já é o dobro do registrado no pico da segunda onda da Covid, segundo afirmou nesta quarta-feira (12) a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

De acordo com Ana Estela Leite, os equipamentos hospitalares receberam mais 1,2 mil pessoas somente na segunda-feira (10).

“No dia 10 de janeiro, na última segunda-feira, os nossos postos atenderam o máximo, ultrapassou o máximo de atendimentos quando tivemos a segunda onda. Nós tivemos nas Upas no máximo na segunda onda 600 atendimentos por dia. Nós observamos agora mais de 1.200 atendimentos por dia."

Fontes: Diário do Nordeste e g1 CE

Post a Comment