Foto: Cursinho Edifique Ações/ UFCA. Imagem feita antes da pandemia da covid-19

O cursinho Edificar, do programa de extensão Edifique Ações, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas para novos estudantes até o dia 7 de abril de 2022. São ofertadas 50 vagas para alunos da rede pública – concluintes ou egressos do ensino médio da região do Cariri – que tenham interesse em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem tiver interesse pode se inscrever por meio de formulário on-line. O processo seletivo será constituído de uma prova com 40 questões de múltipla escolha que acontecerá no dia 9 de abril de 2022. A avaliação terá como base a matriz de conhecimentos do Enem (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias).

Para os aprovados, as aulas estão previstas para iniciar no dia 25 de abril de 2022 e seguir até a véspera da realização do Enem 2022, que deve ser realizado entre novembro e dezembro deste ano. Todas as informações sobre o processo seletivo constam no edital do cursinho.

Edificar
O cursinho Edificar surgiu do interesse de estudantes de graduação da Universidade em oportunizar a jovens em vulnerabilidade socioeconômica uma preparação de qualidade para processos seletivos em instituições de ensino superior, com o objetivo de que esses jovens tivessem mais chances de conquistar vagas em cursos superiores. 

Criado no campus Juazeiro do Norte, é coordenado atualmente pela professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Celme Torres. Desde sua criação, em 2016, a iniciativa já beneficiou mais de 500 estudantes. Em 2021, o Edificar conquistou 14 aprovações: quatro em instituições de ensino superior públicas e 10, em instituições privadas.

Post a Comment