Em evento realizado nesta terça-feira, 29 de março de 2022, no auditório da Secretaria de Educação, o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, lançou o Programa Eficiência, que busca qualificar os espaços decisórios da municipalidade.

O programa será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA e, inicialmente, terá vigência de 2 anos, porém, passando por avaliações periódicas, a fim de assegurar a aplicabilidade prática da proposta. Segundo o que foi apresentado, o trabalho buscará soluções baseadas em evidências, ou seja, profissionais da UFCA irão imergir no cotidiano dos órgãos públicos municipais, a fim de identificar as falhas, problemas, e orientar adequações e soluções que tornem a gestão mais eficiente, prática e otimizada, melhorando os fluxos decisórios e de informação.

A coordenação das atividades do programa será feita por professores e pesquisadores da UFCA, sob coordenação dos professores Roberto Ramos e Thiago Bessa Pontes. Eles destacaram que o objetivo é que, ao longo do processo, sejam realizados diagnósticos funcionais de todos os setores da administração. A primeira pasta a receber o grupo de trabalho será a Secretaria de Saúde.

O prefeito Glêdson destacou que o programa se situa como um divisor de águas na administração pública do município.

Ele destacou que para a cidade ampliar o volume de receitas disponíveis são necessárias duas coisas: combater a corrupção e acabar com a ineficiência. Disse, ainda, que os órgãos de controle estão fazendo seu papel, e que o programa trará possibilidades reais de avaliação das políticas públicas, acompanhando a evolução dos indicadores.

O reitor da UFCA, Ricardo Ness, também esteve no evento, além de secretários municipais e vereadores.

Foto: Júnior Silva

Post a Comment