FOTO: Samara Calixto

O Açude Olho D’água localizado no Sítio São Vicente, Zona Rural de Várzea Alegre atingiu neste domingo (24 de abril de 2022), 100% de sua capacidade de armazenamento, que é de 19.000.000 m³ de água, após 13 anos. A informação é do portal de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Gogerh).

Mesmo com toda a capacidade preenchida, o açude ainda não sangrou. O professor Lourival Clementino explica que o motivo de o Olho D´água ainda não sangrar, é por conta do longo período sem atingir toda a sua capacidade “então a chuva jogou terra das paredes do açude para dentro dos sangradouros e elevou um pouco o limite”.

Lourival esclarece que o fato de o açude atingir a totalidade de sua capacidade, não apresenta risco à população. Explica que o motivo dele atingir 100% e ainda não sangrar foi um problema da régua que monitora o açude.

“Mesmo que não chova, a vazão do rio ainda está boa e vai se acumular no açude automaticamente terá que passar pelo sangradouro.”, comenta.

Ele reforça que a água não terá nenhum obstáculo e deve sangrar em breve. “Na minha visão entendo que será questão de horas para que as águas desçam pelo sangradouro e seguindo o curso do riacho do Machado banhando as terras varzealegreses”. O açude Olho D’água é responsável por abastecer toda a cidade.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment