A Prefeitura de Barbalha, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta quinta-feira (07 de abril de 2022) mais um ciclo de aplicação de inseticida com o carro fumacê no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 O “fumacê” é uma das estratégias usadas no combate ao vetor transmissor das arboviroses, o mosquito Aedes Aegypti em sua forma adulta.  De acordo com o Coordenador do Departamento de Endemias, Robertson Pereira dos Santos, os trabalhos serão voltados para toda zona urbana no município e os sítios com maior incidência de casos.

Ainda segundo o coordenador, a aplicação já se inicia nesta quinta-feira e seguirá até o próximo dia 24 de abril. “A aplicação se iniciou ontem (dia 07) e seguirá até o próximo sábado (09). A segunda etapa seguirá entre os dias 14 a 17 de abril e a última etapa do ciclo do dia 21 a 24” explicou.

É importante salientar que o fumacê é uma medida emergencial importante, porém ainda é necessário a compreensão e auxílio da população no combate ao mosquito. O fumacê só atinge os mosquitos na fase já adulta, ou seja, não elimina as larvas do mosquito que estão em água parada. Por isso, é importante manter as ações diárias de cuidado, como deixar os quintais sempre limpos e livres de objetos que possam acumular água.

Post a Comment