Chuva de meteoros foi registrada na madrugada de quinta-feira (21), em Fortaleza. Foto: Reprodução

Uma chuva de meteoros Líridas poderá ser observada no céu do Ceará até o próximo dia 30 de abril. Na madrugada desta quinta-feira (21 de abril de 2022) o fenômeno já foi visto por internautas que divulgaram várias imagens. A orientação é olhar para o céu em posição Norte.

Segundo o professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tenente Romário Fernandes, os meteoros Líridas são detritos deixados pelo Cometa Thatcher, que passou pelo sistema solar pela última vez no século 19.

Esse período de abril é um dos melhores momentos para se acompanhar a chuva de meteoros. Uma das melhores do semestre. "Nós temos realmente as Líridas agora neste mês de abril. Elas são uma das melhores chuvas de meteoros do primeiro semestre", disse.

Romário ressalta que a observação da chuva de meteoros não será tão boa por conta do tempo que nos últimos dias está chuvoso. "O problema é esse período do ano. Esse inverno bem chuvoso que nós estamos tendo. Aqui de Fortaleza com essa chuva, tempo nublado, fica difícil a observação. É uma boa chuva de meteoros, mas o bom inverno impossibilita boa observação", afirmou.

Fonte: g1 CE

Post a Comment