O município do Crato inicia, nesta terça-feira, 5 de abril de 2022, a operação fumacê, uma parceria entre Prefeitura do Crato e Governo do Ceará. Os nove carros percorrerão os bairros cratenses, com a borrifação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Os carros com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado são usados para bloquear a transmissão das doenças. Serão realizados três ciclos em cada localidade, com intervalos de seis a sete dias a partir da primeira aplicação. O primeiro ciclo é iniciado hoje, das 4h às 8h, passando pelo São José do Esmeraldo, Muriti de baixo, Palmeiral, Alto da Independência, Gisélia Pinheiro, Cacimbas e parte do Seminário.

Uma ação importante a ser seguida pelos moradores é abrir portas e janelas na hora em que o carro fumacê estiver passando pela sua rua. É fundamental que cada pessoa faça a sua parte, eliminando possíveis focos de mosquito em suas residências, já que o inseticida liberado pelo fumacê, atinge o mosquito na sua fase adulta.

Os demais bairros e distritos da cidade também receberão a pulverização com roteiro a ser divulgado posteriormente nas redes sociais. A Secretaria de Saúde alerta que o fumacê vem auxiliar nesse processo, mas a incidência de doenças como dengue, zika e Chikungunya só diminuirá de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito.

Importante

Importante destacar que os moradores deixem as portas e janelas abertas das casas no momento que o veículo fumacê estiver passando na sua rua, e não fiquem expostos diretamente no momento que estiver acontecendo a borrifação. Além disso, manter o alerta de esvaziamento de recipientes com água parada nos quintais e terrenos baldios. A proteção contra a dengue é um dever de todos, tendo em vista que a maior parte dos focos da doença é encontrada dentro das residências.

Post a Comment