11/04/2022

Filha de agricultores, Letícia Vieira da Silva, de 19 anos, cresceu na zona rural de Santana do Cariri, interior do Ceará. Durante toda a sua vida, estudou em escola pública, se dedicando às ciências exatas, cultivando uma paixão por astronomia e astronáutica. Ainda no Ensino fundamental, começou a participar de olimpíadas científicas, conquistando 22 medalhas e 6 menções honrosas nas mais de 30 competições de que participou. Entre os feitos e medalhas de Letícia, estão o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre astronomia e o título de primeira brasileira de escola pública a participar da fase internacional da Copa do Mundo da Física. Ela acaba de ganhar uma bolsa de estudos nos EUA para cursar Engenharia e Astronomia em, Smith College, Massachussetts.

“Sou fascinada pelo universo e planejo trabalhar como engenheira aeroespacial, além de ser pesquisadora. Fora da sala de aula, participo de grupos sociais feministas e de temáticas etnico-raciais.  Estou muito empolgada para essa nova fase da minha vida estudando nos Estados Unidos,” diz a jovem que se identifica com a futura universidade.

Abrindo portas para outros brasileiros que sonham em estudar nos Estados Unidos e obter bolsas, o EducationUSA, rede oficial do Departamento de Estado norte-americano para informações precisas e atualizadas sobre estudos nos EUA esteve promovendo a FeiraVirtual EducationUSA Brasil 2022, um evento online e gratuito que conectou pessoas em busca de obter um diploma internacional com as universidades.

“Todas as sessões informativas, mentorias individuais, aulas preparatórias para os testes fizeram total diferença. Além disso, eu não conseguiria custear os gastos da candidatura, então o suporte financeiro foi fundamental,” conta Letícia, que participou de uma das iniciativas do EducationUSA.

O EducationUSA é a rede oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos EUA e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação. No Brasil, o EducationUSA possui 42 escritórios situados em universidades brasileiras, centros binacionais Brasil - Estados Unidos e Espaços Americanos (American Spaces). O EducationUSA orienta os alunos na busca de opções junto às mais de 4,700 universidades a nível de graduação e 1,700 programas de mestrado e doutorado com informações sobre admissão e bolsas de estudos. Mais informações sobre EducationUSA no Brasil em www.educationusa.org.br

Post a Comment