Foto: Mário Oliveira / SEMCOM

O Governo do Ceará prorrogou as medidas atuais que constam no decreto de combate à pandemia de Covid-19 por mais duas semanas, até o dia 17 de abril. A decisão consta na edição desta sexta-feira (1º de abril de 2022), no Diário Oficial do Estado (DOE) e foi a última assinada pelo então governador Camilo Santana (PT), que transfere o cargo a Izolda Cela neste sábado (2)

"Os dados da pandemia, segundo os especializados, vêm apresentando importantes melhoras nas últimas semanas, o que tem autorizado a flexibilização das medidas de isolamento social, inobstante o cenário pandêmico ainda inspire cuidados e prudência", escreveu Camilo na decisão.

No decreto que está em vigor, o uso de máscaras em locais abertos foi desobrigado pelo governo. Elas continuam sendo exigidas em ambientes fechados como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre.

Nos espaços fechados, Camilo afirmou durante a semana que o estado só deve liberar a retirada das máscaras quando cerca de 70% a 80% da população em geral receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus.

Atualmente, também é exigida a apresentação do comprovante vacinal com as três doses do imunizante. A necessidade de apresentação do documento abrange apenas adultos, os quais já estão aptos a receber a terceira dose.

Desde o início de março, o comprovante de vacinação com as três doses já vem sendo exigido em eventos sociais, festivos e esportivos de todos os maiores de 18 anos que já tenham completado o tempo mínimo entre a segunda e a terceira dose, que atualmente é de quatro meses.

O documento também prevê que o passaporte sanitário não será exigido para menores de 12 anos de idade e por pessoas que não possam se vacinar por razões médicas reconhecidas em atestado. Adolescentes entre 12 e 18 anos precisam comprovar as duas doses.

A fiscalização educativa da exigência do comprovante só funciona até o dia 3 de abril. A partir de segunda-feira (4), os estabelecimentos que não exigirem o documento podem ser multados e/ou fechados temporariamente.

Fonte: g1 CE

Post a Comment