Foto: Marciel Bezerra

O início desta semana deverá seguir com condições de tempo favoráveis à chuva em todas as macrorregiões, porém, com os maiores acumulados esperados para o noroeste e o sul do Estado do Ceará.

Para esta segunda-feira (18 de abril de 2022), após acumulados mais expressivos no sul e no Litoral de Fortaleza, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que as maiores precipitações ocorram entre o Litoral Norte e Ibiapaba (noroeste). Nas demais áreas, há chances de chuva também, porém, mais pontuais.

A terça (19) deverá iniciar, novamente, com precipitações no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. Ao longo dia, em outras regiões cearenses.

Por fim, há uma tendência, neste momento, de redução nas precipitações na próxima quarta, quando a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Em geral, as chuvas esperadas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, além de, temperatura, relevo e umidade. 

BALANÇO

No intervalo entre as 7h de domingo (17) e as 7h de hoje, o balanço parcial da Funceme indica que houve chuvas em todas as macrorregiões, conforme previsto. Os acumulados chegaram em 142 municípios, pelo menos. Os maiores foram:

-Reriutaba (Posto: RERIUTABA) : 96 mm
-Varjota (Posto: DIPAN-ESCRITÓRIO DO DNOCS) : 93 mm
-Tianguá (Posto: TIANGUÁ) : 87 mm
-Limoeiro do Norte (Posto: BIXOPA) : 84 mm
-Baturité (Posto: BATURITÉ) : 81 mm

Post a Comment