A comunidade rural do Sítio Oitis, no Distrito de Baixio das Palmeiras, município de Crato recebeu neste sábado, 23, a entrega de um trator New Holland tt 4.75.

O equipamento foi entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município de Crato, através de uma emenda parlamentar do deputado federal, José Guimarães. O objetivo da medida é proporcionar a melhoria dos processos produtivos para as famílias agricultoras, facilitando a limpeza, aração e plantio.

Entre as autoridades políticas presentes que acompanharam a entrega, compareceram à solenidade o prefeito do Município, Zé Aliton Brasil, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Município, Givaldo Gonçalves e o vereador Pedro Lobo que acompanhou a entrega, destacou a importância de implementar as políticas de desenvolvimento rural para o homem do campo, além disso também anunciou ações que já estão em curso em localidades da zona rural do Município como as revitalizações e pavimentações de estradas, a implantação do abastecimento de água e outros projetos visando o fortalecimento da agricultura familiar. "Além do trator a comunidade também pode aguardar a vinda da grade e do arado, que já estão em licitação", informou.


De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves a aquisição irá beneficiar aproximadamente 200 famílias, aumentando a produção e outras atividades agrícolas. 

A partir deste sábado o trator ficará  disponível na Associação Rural do Baixio dos Oitis para o uso coletivo dos produtores rurais. O presidente da associação, José Salviano, conta que o equipamento veio em boa hora, uma vez que até então era necessário alugar a máquina e pagar pelos serviços. "Agora teremos uma forma de melhorar nosso trabalho, e em setembro a debulha do milho já vai ganhar com isso", explica o agricultor.

A comunidade do Baixio dos Oitis se destaca no município pelo grande volume da produção de milho, feijão, macaxeira e amendoim, principais culturas da localidade.

Post a Comment