Centro Histórico de Barbalha, enfeitado para os festejos do Pau da Bandeira. Foto: George Wilson / Arquivo

O retorno tão aguardado das Festas Juninas parece prestes a acontecer. Após 2 anos de quarentena, por conta da pandemia da Covid-19, o estado do Ceará começou a retomada de eventos ao ar livre. O novo decreto significou a volta presencial dos eventos juninos mais aguardados no Cariri.

No triângulo Crajubar, as principais cidades da região do Cariri, já organizaram ou estão organizando a volta das festas juninas. Estão confirmadas o retorno do Festival ExpoCrato e o JuaForró. Essas festas possuem um importante fator econômico para a região, gerando empregos em diferentes setores como: bares e restaurantes, lojista, assim como na rede hoteleira e de transportes. Em 2019, último ano que a ExpoCrato aconteceu presencialmente, a movimentação foi de R$60 milhões dentro do festival.  

Outro evento marcante para a região, é a festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio na cidade de Barbalha. A festa é considerada patrimônio imaterial brasileiro desde 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ainda é aguardada a confirmação das festividades do Pau da Bandeira, que se divide na parte religiosa, missas e procissões, e a comemoração nas ruas com shows de bandas e cantores. A expectativa é de que a festa de Santo Antônio seja logo mais anunciada. 

Festas Juninas do Cariri

O mês de junho e julho são para o nordestino uma celebração de suas raízes e da rica cultura da região. Cada estado tem seus costumes para as comemorações durante esses meses, uma mistura dos aspectos religiosos e elementos da cultura regional. 

Cada cidade do Crajubar, nome dado a ligação entre Crato, Juazeiro e Barbalha, possui suas festas e comemorações. Elas atraem turistas e são um grande motor para toda a economia do Cariri. 

O Festival ExpoCrato já tem parte da sua programação de shows confirmadas, o festival também é responsável por uma das maiores feiras de agronegócios do Brasil. A ExpoCrato acontece no mês de julho, do dia 10 ao dia 17, e tem nomes como, Léo Santana, Nando Reis, Gusttavo Lima, João Gomes e Wesley Safadão, já confirmados.

O JuaForró ainda não possui programação,em 2021 o evento aconteceu de maneira online com lives de alguns artistas da região. Esse ano é esperado o resgate do festival de quadrilhas, além da apresentação de artistas, locais regionais, e até nacionais. No calendário de festas juninas, o JuaForró ainda não tem data.

Enquanto a festa de Santo Antônio, que dá início as comemorações juninas na região, não é confirmada, fica a expectativa para que o retorno desses eventos seja o começo da nossa recuperação pós-Covid.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment