05/04/2022

Os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, e campus de Iguatu, mais uma vez recebem reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e estão entre os melhores cursos do Estado e do Brasil, através do Exame da Ordem Unificado (EOU). Este é o quinto ano desse reconhecimento, possibilitando à URCA o Selo OAB Recomenda. Em Iguatu, a premiação acontece pelo quarto ano. Os cursos estão entre os 192 classificados no Brasil. O País conta com 1.240 cursos superiores de Direito.

O resultado é apresentado pelo Conselho Federal da Ordem de Advogados dos Brasil (CFOAB), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Avaliação foi feita em 29 edições, que são realizadas desde 2010. São cinco instituições cearenses entre as mais bem colocadas, de acordo com a taxa de aprovação média entre faculdades.

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, comemora a premiação e afirma que os dois cursos de Direito da URCA, em Crato e Iguatu, estão credenciados entre os melhores do país no Selo de Recomendação da OAB. “Tal qualificação traz consigo um conjunto de assertivas na condução da formação integral e consolidada por estes nossos cursos”, afirma o Reitor.

Segundo Professor Lima Júnior, é possível destacar nesse conjunto, o  nível de capacitação docente que se fortalece a cada ano; as estratégias e renovação do Projeto Pedagógico dos Cursos em sintonia com o movimento de aperfeiçoamento e renovação, inserindo temáticas atualizadas como o uso das tecnologias de informações e o Direito; a promoção dos Direitos Humanos, as conexões entre o Direito e a Sustentabilidade; o reforço na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão com base nos conteúdos jurídicos básicos e a dedicação dos estudantes. “A URCA cada vez melhor e bem credenciada perante os órgãos e instituições profissionais, reforça seu histórico papel como uma das mais importantes IES no interior do Nordeste”, enfatiza.

Em Crato, no campus São Miguel

A coordenadora do curso de Direito, em Crato, Professora Ana Elise Linhares de Meneses Braga, destaca que está finalizando mais um mandato à frente da coordenação curso, e nos dois em que esteve, foram também duas vezes agraciados com o selo. “O curso é fruto da luta de homens e mulheres valorosos, e mesmo sem muitos recursos fez com que essa premiação se tornasse realidade”, diz ela, ressaltando o apoio da atual administração para o fortalecimento das ações.

São 42 professores, de um trabalho iniciado ainda em 1981, ano de criação do curso, com nomes como o do professor Raimundo de Oliveira Borges, Maurílio Peixoto, Emídio Lemos, e Mary Santabaia, Luiz de Borba Maranhão, antes mesmo de ser criada a universidade. Atualmente, o curso conta com 800 alunos e 42 professores, destacando a qualificação do quadro docente.

Campus de Iguatu

Já a coordenadora do curso de Direito, no campus de Iguatu, Professora Sarah Carneiro Araújo, afirma que a OAB entregou a sétima edição do Selo Qualidade OAB, uma premiação que representa uma luta histórica da OAB, na defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil. “É uma grande alegria, que demonstra a qualidade de ensino, especificamente no campus de Iguatu, e também representa o esforço coletivo dos alunos, que devem ser reconhecidos nessa luta histórica”, afirma. Ela ainda destaca que muitos alunos passam pela aprovação ainda na universidade, já últimos semestres. “De fato, essa premiação representa o que cultivamos ao longo desses anos na instituição, que é a qualidade do ensino”, avalia.

Para a professora Sarah Carneiro, essa premiação representa para uma instituição do interior do Estado, Centro-Sul, muito mais, já que a URCA tem o reconhecimento conjunto com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e figura entre as duas melhores do Estado, diante das públicas e privadas existentes. Para a coordenadora, o Selo OAB Recomenda, representa a aferição da qualidade do ensino de Direito no Brasil.

Post a Comment