A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), realizou, nesta sexta-feira (8), a posse dos novos Conselhos Comunitários de Defesa Social dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. A solenidade, ocorrida no Círculo Operário São José, em Juazeiro do Norte, contou com as presenças do secretário da SSPDS, Sandro Caron, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque; e do coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

“Agora, são mais de 1500 colaboradores trabalhando em nome de um bem maior. Costumo sempre destacar que segurança pública não se faz sozinha. Essa parceria entre Estado e municípios é o único caminho para que tenha efetivamente segurança. Nenhuma Polícia resolve problemas se não tiverem proximidade com a população e vocês são o nosso braço social, o nosso vínculo com a sociedade. Parabéns, guerreiros da paz, pois vocês doam o que há de mais sagrado e valioso: o tempo”, ressaltou o secretário Sandro Caron.

Para o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, os municípios do Cariri ganham uma rede de prevenção, com a posse dos novos conselheiros. “É com esse espírito que nós estamos aqui unidos para formar essa corrente que nós somos, nessa analogia de força e proteção. Quando se fala em rede, você leva esse cuidado, essa assistência, esse acolhimento. É um trabalho de prevenção e apoio à sociedade”, disse.

Após a fala dos representantes da SSPDS-CE, os novos conselheiros assinaram a ata de posse. Entre eles, está José Machado da Silva, de 68 anos, morador do bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte. Com um histórico de luta pela comunidade onde reside, ele destacou a importância dos Conselhos no Cariri. “Lutamos pelos menos desfavorecidos. Esse é o nosso trabalho. Fazer o bem e melhorar o contexto social dessas pessoas. Estou há 11 anos fornecendo meios para melhorar o contexto social de todos, e com o auxílio da Polícia e órgãos do Governo, tudo fica bem melhor e podemos cada vez mais fazer esse trabalho gratificante”, destacou.

Outros encontros
Ao longo da semana, entre os dias 5 e 7 de abril de 2022, a Codes realizou encontros com representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) de Caucaia (AIS 11), Papicu (AIS 10) e Messejana (AIS 3).

CCDS
Os Conselhos Comunitários de Defesa Social, que são vinculados à Codes da SSPDS, são um elo entre as comunidades e as instituições de segurança para fomentar a participação social na prevenção à criminalidade. Cada unidade pode ser composta por até 20 membros, formados por segmentos que representam a região, como lideranças comunitárias, comerciantes, estudantes, entre outros.

Post a Comment