O então candidato Glêdson Bezerra, do Podemos, após votar no pleito que o elegeu, em 2020 (Foto: Josimar Segundo)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julga na próxima segunda-feira (18 de abril de 2022) o recurso de cassação do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e do seu vice, Giovanni Sampaio (PSD), além da inegibilidade do empresário Gilmar Bender.

A Corte negou, em agosto de 2021, a perda de mandato do prefeito e vice e a inelegibilidade dos três, determinada pela primeira instância em 30 de abril de 2021.

Após a absolvição no TRE-CE, a acusação entrou com recurso através de um embargo. A Corte voltará a analisar o caso na próxima segunda-feira (18). Há dois processos na pauta, que estão na ordem 2 e 3 da sessão marcada para às 9h. Ao Site Miséria, o tribunal ressaltou que a sequência pode ser alterada.

Entenda a acusação

Segundo a acusação, entre os atos que caracterizariam o abuso de poder econômico apontado estão o uso indevido de helicóptero em campanha durante carreatas no dia 24 de outubro de 2020, não incluído em prestação de contas; a compra indevida de combustível, também no dia 24 de outubro de 2020, despesa não lançada na prestação de contas; assim como também o derrame de santinhos feito por helicóptero no dia 14 de novembro de 2020.

À época da condenação na primeira instância, o juiz afirmou na decisão que os atos descritos teria trazido aos candidatos “grande benefício, a ponto de tornar injusta e desproporcional a propaganda eleitoral”. O magistrado afirmou, ainda, que Glêdson “em nenhum momento se mostrou surpreso ou contrário ou mesmo tratou de tornar público que tal conduta não teve sua anuência, ao contrário, fez foi ostentar grau de orgulho pelas proporções que o evento atingiu”.

Em 17 de junho de 2021, a Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará, através da procuradora Lívia Maria de Sousa, emitiu parecer favorável à sentença que condenou a chapa na primeira instância.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment