Foto: José Leomar

25/05/2022

Nos quatro primeiros meses de 2022, 1.562 pacientes vítimas de acidentes de trânsito foram atendidos no Hospital Regional do Cariri (HRC) – equipamento referência para casos de média e alta complexidade. Acidentes em motocicletas estão no topo do ranking: 641 registros, dos quais 213 foram sem capacete. Diante de altos índices, neste mês é comemorado o Maio Amarelo, que alerta para perigos e cuidados no trânsito.

No ano de 2021, foram registrados 3.593 acidentes. Destes, 1.903 foram de moto (797 sem capacete) e 182 de carro. Os números podem ser ainda maiores, pois há casos em que as informações não são repassadas devidamente aos órgãos responsáveis.

O ortopedista Frederico Machado de Alencar, coordenador do Serviço de Traumato-Ortopedia no HRC, conta que a maioria dos acidentados apresenta lesões de membros inferiores, traumas torácico e craniano. “No setor de Trauma-ortopedia dispomos de 29 leitos exclusivamente para ortopedia, os quais apresentam taxa de ocupação de 98%, restando tempo apenas de limpeza e higienização do leito para a chegada de mais um acidentado”, relata.

O médico cita que outros setores do hospital são afetados indiretamente, com parte dos leitos ocupada para cuidados de outras patologias. “Alertamos a população quanto aos cuidados no trânsito”, enfatiza o ortopedista. E complementa: “Frisamos a importância do uso de capacetes aos motociclistas, cinto de segurança para todos os passageiros (inclusive dos bancos traseiros) e cadeirinha de criança”.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment