Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Mi – Festival Música da Ibiapaba chega à sua 17ª edição reafirmando o propósito de celebrar a música regional e brasileira, além de contribuir no processo de de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. Em 2022, o evento expande sua atuação no estado e também realiza ações de formação musical gratuitas no município do Crato, no Cariri, e em Quixadá, no Sertão Central. As inscrições seguem abertas até o dia 03 de junho (sexta-feira) através do site.

A programação do festival acontece entre os dias 25 de junho e 09 de julho, sendo de 04 a 05 de julho em Quixadá e de 05 a 09 de julho no Crato. Com coordenação pedagógica de Leandro Serafim e Patrícia Marin na formação musical e com Daina Leyton na formação em Acessibilidade, o Cariri recebe oficinas de canto popular, introdução à leitura musical, música de tradição, percussão popular, trombone, violino e viola, além de práticas de conjuntos, shows e encontros de bandas de música. Os encontros devem acontecer na Vila da Música, equipamento cultural da Secult Ceará na região.

Idealizado como um grande encontro de formação musical, o evento recebe professores renomados de todo o país. Entre os nomes que estarão ministrando oficinas no Crato estão Nana Mendonça (MG/RJ), David Calandrine (CE), Pantico Rocha (PB/CE), Marcos Sadao Shirakawa (SP), Liu Man Ying (China/CE) e Di Freitas (CE). Com isso, o Mi visa não apenas possibilitar o aperfeiçoamento de músicos e seus instrumentos, mas também construir redes de contato, estimular a formação de orquestras, bandas, corais e suas plateias, e valorizar toda a cadeia produtiva da música cearense e brasileira.

O Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc Ceará), a Prefeitura de Viçosa do Ceará e apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo e Instituto Ecoa.

Quem pode participar
Podem participar do Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba músicos, estudantes de música, educadores musicais, pesquisadores musicais e demais interessados na área de música que atendam os pré-requisitos das atividades constantes na programação de formação do festival. Para participar das atividades formativas, os participantes devem ter a idade mínima de 16 anos. O resultado da seleção dos participantes das oficinas está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.

Serviço
Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba
De 25 de junho a 09 de julho
Local: Viçosa do Ceará, Crato e Quixadá
Inscrições abertas até 03 de junho
Mais informações (clique aqui)

Post a Comment