A SAAEC participou nos dias 01 e 02 de maio de 2022, da programação alusiva ao aniversário de 76 anos da Floresta Nacional do Araripe (FLONA), oficialmente a primeira floresta nacional do Brasil, criada em 2 de maio de 1946. A programação segue até o dia 7 de maio, quando haverá o encerramento no Complexo Ambiental Mirante do Caldas.

Na abertura, no último domingo (01), ocorrida na Casa do Belmonte, diversas ações ambientais e culturais foram realizadas, exposição fotográfica, apresentação cultural, mutirão de limpeza nas trilhas e passeio ciclístico. Seguindo a programação, nesta segunda-feira (02), além da exposição e apresentação, foram realizados o plantio de mudas e a afixação da cápsula do tempo, que será reaberta no centenário da FLONA. A celebração reuniu na Casa Sede a prefeitura do Crato, a SAAEC, o ICMBio, escolas da cidade, entre outros.

A proposta da cápsula do tempo foi reunir itens importantes para a memória da floresta. O presidente da SAAEC, Yarley Brito, foi convidado a colaborar com a cápsula, inserindo na mesma cinco trabalhos científicos produzidos e uma garrafa de água da SAAEC. Em depoimento sobre a importância da floresta, Yarley destacou a importância da FLONA para o ciclo da água na região e chamou os presentes a refletirem sobre a preservação da floresta. “Cuidem dela com muito carinho. Pensem duas vezes antes de fazer barulho. Se ver uma cobra, lembre-se que esse é o habitat dela. Tem que ter respeito para que a Floresta permaneça como está por séculos”, enfatizou Yarley.

A SAAEC tem trabalhado, através do Núcleo de Educação Hidroambiental, diversas ações para preservação da FLONA, como palestras e oficinas em escolas de educação infantil da cidade do Crato com o objetivo de educar e despertar a consciência ecológica de crianças e adolescentes.


Floresta Nacional do Araripe

A Floresta Nacional (Flona) do Araripe foi a primeira floresta nacional a ser instituída no Brasil. A floresta foi criada para manter as fontes de água do semiárido e barrar o avanço da desertificação no Nordeste. Além de Araripe, a unidade abrange também os municípios cearenses de Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Jardim.

Post a Comment