A partir desta quarta-feira (29/06/2022) até o próximo sábado (02/07) acontece, em Barbalha, o 5º Arraial do Corrupio – evento em alusão aos santos de fogueira: Santo Antônio, São João e São Pedro. Aberto ao público, o evento será realizado no Largo da Escola de Saberes, ao lado da Praça Engenheiro Dória, com forró pé de Serra, comidas típicas e muita alegria. A programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa, além da Mostra de Quadrilhas, com a apresentação dos principais grupos juninos do Município.

A organização do evento enfatiza que a mostra não possui caráter competitivo, mas colaborativo, onde grupos juninos participam de forma voluntária. “Estamos proporcionando um espaço para que as quadrilhas juninas possam legitimar o seu trabalho. Não é um espaço competitivo, mas democrático e de participação. A gente consegue fazer com que esse espaço seja de vivência da arte e dos festejos juninos”, afirma o organizador do evento, Gilsimar Gonçalves.

Promovido pelo Instituto Corrupio, o evento visa valorizar a dimensão cultural dos festejos juninos – em especial a manifestação das quadrilhas juninas – bem como fortalecer e dar visibilidade aos grupos de tradição popular de Barbalha. A Mostra recebe apoio do Governo do Estado do Ceará/Casa Civil, da Escola de Saberes de Barbalha (ESBA) e da Prefeitura Municipal de Barbalha. 

SOBRE O INSTITUTO CORRUPIO 

O Instituto Corrupio Povo Cariri é uma organização sem fins lucrativos que promove educação, pesquisa, arte, cultura e informação na cidade de Barbalha e em toda a região do Cariri cearense. Com mais de 12 anos de história, a ONG trabalha com produção cultural, montagem de espetáculos, oficinas de teatro e música para jovens e crianças, bem como na formação de plateia, mantendo diversas parcerias para mobilizar a cultura em torno do município. O Instituto Corrupio mantém parceria com diversos grupos de cultura e recebe apoio do Governo do Estado do Ceará.

Post a Comment