A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realiza neste sábado (11 de junho de 2022), a apresentação do Bolo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha. O evento, que acontece a partir das 17h30, na Tenda da Festa de Santo Antônio (Largo da Igreja do Rosário), em Barbalha, é resultado da pesquisa realizada na 4ª edição do programa Laboratório Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Já no domingo (12), acontece o Casamento Coletivo com cerimônia seguida de recepção, a partir das 16h.

Óleo e resíduo de coco babaçu, goma de mandioca seca, açúcar de rapadura, mel de engenho, cachaça, doce de leite e banana são insumos que fazem parte do cotidiano de quem mora na região do Cariri, especialmente em Barbalha. É lá que acontece a tradicional festa do Pau da Bandeira, junto com o Casamento Coletivo das Noivas de Santo Antônio, que agora conta com uma receita de bolo especialmente criada para a ocasião, somente com produtos locais. O desenvolvimento do bolo aconteceu durante o processo de pesquisa de Indra Nunes, de Barbalha. “Nossa proposta foi enriquecer a celebração e trabalhar efetivamente a gastronomia como vetor de transformação social”, afirma a pesquisadora.

Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, afirma ainda que a Escola vem se destacando no cenário local e nacional por propor e desenvolver ações de pesquisa e formação, fortalecendo os conceitos de Cultura Alimentar e Gastronomia Social. “A Escola integra as ações e políticas culturais da rede de equipamentos públicos da Secult ao fomentar vocações do estado por meio de trabalhos de impacto social e cultural”, destaca, lembrando que as inscrições para o 5º Laboratório de Criação estão abertas até 23 de junho, no Mapa Cultural do Ceará.

O Casamento Coletivo
O Casamento Coletivo das Noivas de Santo Antônio acontece no domingo que sucede a festa do “Pau da Bandeira”, comemoração que abre os festejos juninos. Anualmente, são agraciados 15 casais que, mediante edital previamente aberto, participam de processo seletivo. Dentre os principais critérios está a comprovação de que o casal se enquadre em perfil econômico, que o impeça de realizar o matrimônio oficialmente. Após a seletiva, os casais participam de diversas reuniões, ensaios fotográficos, provas de roupas e o casamento civil, que se faz obrigatório para contrair o matrimônio religioso. Em conseguinte a cerimônia, realiza-se uma recepção comemorativa com 15 bolos de casamento para serem cortados pelos noivos e partilhados com a população em geral.

Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Serviço
Apresentação do Bolo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha

Data: 11/06/2022 – sábado, a partir das 17h30: Apresentação da pesquisa na Tenda da Festa de Santo Antônio (Largo da Igreja do Rosário) – Barbalha (Ceará)

Data: 12/06/2022 – domingo, a partir das 16h: Casamento Coletivo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Barbalha. Em seguida, haverá uma recepção com o serviço do bolo.

Mais informações sobre o 5º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Post a Comment