Estátua de Santo Antônio, em Barbalha. Foto: Clodoaldo Amaro

03/06/2022

Monumentos, templos e eventos religiosos de 12 cidades cearenses, sendo 6 localizadas no Cariri (JUAZEIRO DO NORTE, CRATO, NOVA OLINDA, SANTANA DO CARIRI, CAMPOS SALES e BARBALHA), passam a integrar a Rota do Turismo Religioso do Ceará, de acordo com nova lei do Governo do Estado sancionada no último dia 31 de maio. A lista inclui três locais em Fortaleza.

Segundo a lei, a Rota de 18 pontos tem como finalidade “evidenciar pontos turísticos e culturais e promover o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo religioso”, relacionados a qualquer religião.

O turismo religioso será incentivado nos municípios e nas regiões em que estejam localizados monumentos, santuários, igrejas, templos, grutas ou locais preservados de relevante valor cultural e religioso.

Veja a lista:

JUAZEIRO DO NORTE
Estátua do Padre Cícero na colina do Horto, inaugurada em 1969
Romarias

CRATO
Estátua de Nossa Senhora de Fátima

NOVA OLINDA
Concentração da peregrinação para a Romaria da Menina Benigna até o Município de Santana do Cariri

SANTANA DO CARIRI
Igreja Matriz de Santana do Cariri
Complexo turístico da Estátua da Menina Benigna

CAMPOS SALES
Mirante de Nossa Senhora da Penha

BARBALHA
Estátua de Santo Antônio
Festa do Pau da Bandeira

RUSSAS
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, considerada uma das mais antigas do Ceará, datada de 1707

QUIXADÁ
Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

CANINDÉ
Estátua de São Francisco das Chagas, inaugurada em 2005 com 30,25 metros. No interior dela, há um mirante.

REDENÇÃO
Alto de Santa Rita
Igreja Matriz da Imaculada Conceição

BATURITÉ
Mosteiro dos Jesuítas, inaugurado em 1927. Sua pedra fundamental foi retirada das ruínas da antiga Igreja dos Jesuítas, na cidade de Aquiraz, que foi demolida quando da expulsão dos jesuítas, no ano de 1748.

FORTALEZA
Santuário de Fátima, no bairro de Fátima

A construção da igreja está ligada à visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que chegou a Fortaleza em outubro de 1952. A pedra fundamental foi lançada em dezembro, com contribuições da população. No ano seguinte, a imagem retornou com o templo ainda em construção. O Santuário passou à categoria de paróquia e se tornou Igreja de Nossa Senhora de Fátima em setembro de 1955.

Seminário da Prainha, no Centro

Foi fundado como Seminário Episcopal do Ceará em 1864, pelo primeiro bispo de Fortaleza, Dom Luís Antônio dos Santos. Abrigou seminaristas das diversas Dioceses do Ceará por muito tempo, mas depois se abriu à formação de leigos em cursos filosóficos e teológicos. Hoje o complexo abriga a Faculdade Católica de Fortaleza, a Mitra Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e a Igreja da Prainha (Nossa Senhora da Conceição e do Outeiro da Prainha).

Catedral da Sé, no Centro

A pedra fundamental da Catedral Metropolitana de Fortaleza foi lançada em 1939, com projeto do engenheiro francês Georges Mounier em estilo gótico. Depois de quase 40 anos em construção, ela foi inaugurada em dezembro de 1978, no arcebispado de Dom Aloísio Lorscheider. É conhecida por suas torres em forma de lança, com quase 75 metros de altura, portas em arco e grandes vitrais. Tem capacidade para 5 mil pessoas.

A norma veda ao turismo religioso ações que gerem degradação do meio ambiente, da biodiversidade, dos santuários, das igrejas, dos templos e dos monumentos religiosos que integram o patrimônio cultural e turístico. 

Também ficam proibidas práticas que promovam ações discriminatórias a outras crenças ou que atentem contra a preservação da identidade cultural das comunidades e populações tradicionais.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment