Foto: Eduardo Queiroz

Após um longo período - superior a uma semana - sem alertas de chuvas e ventos fortes para o Ceará, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir aviso meteorológicos para 53 municípios cearenses.

Nestas cidades há possibilidade de chuva de até 50 mm/dia e ventos com rajadas de até 50 km/h. No entanto, o órgão ressalta que é baixo o "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

O alerta, emitido nesta quarta-feira, é válido até às 10 horas de amanhã (23 de junho de 2022), podendo, contudo, ser renovado a depender das condições climáticas.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.

Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

Em caso de ventos fortes e chuvas torrenciais, o Inmet recomenda "não enfrentar o mau tempo; observar com atenção a alteração nas encostas; evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada" e, diante qualquer problema, entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e/ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

PREVISÃO COMPARTILHADA
A Funceme também prevê chuvas para este fim de semana, no Ceará. A previsão para amanhã, dia 23, é de possibilidade de chuva isolada no litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité, na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns. "Nas demais macrorregiões, há alta possibilidade de chuva isolada".

Para sexta-feira (24), o órgão prevê "céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na Ibiapaba. Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva isolada".

Confira relação das cidades em alerta:

Abaiara
Alto Santo
Aracati
Aurora
Baixio
Barbalha
Barro
Beberibe
Brejo Santo
Caririaçu
Cariús
Cascavel
Cedro
Crato
Ererê
Farias Brito
Fortim
Granjeiro
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Ipaumirim
Iracema
Itaiçaba
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Mauriti
Milagres
Missão Velha
Morada Nova
Nova Olinda
Ocara
Orós
Palhano
Penaforte
Pereiro
Porteiras
Potiretama
Quixeré
Russas
Santana do Cariri
São João do Jaguaribe
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Umari
Várzea Alegre

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment