Dona Maria com as filhas Dinda, Penha, amiga Fabi e com uma neta e dois bisnetos. Foto: Arquivo pessoal

Uma cearense do Crato, chegou aos 112 anos esbanjando muita alegria e vontade de viver. Nascida em 10 de junho de 1910, Maria Sulina Reinaldo, conhecida carinhosamente como dona Maria, é lúcida e não possui problemas de saúde.

"Eu tenho 112 anos, tenho 9 filhos, sou feliz graças a Deus. Sou velhinha, mas estou sabendo o que é que eu estou dizendo. Com quem estou conversando, também tô sabendo. A minha memória é muito sabida", disse dona Maria em entrevista ao g1.

Experiente e bem vivida, a idosa acredita que a educação e o respeito são peças cruciais para a formação de um cidadão. É o conselho que ela deixa aos mais jovens. "Estudem para ter educação e para respeitar os mais velhos".

A lista de parentes dela é extensa. A centenária é mãe de nove filhos, sendo quatro mulheres e cinco homens. Além disso, juntando netos e bisnetos, já são 35. E mesmo com uma família já tão grande, dona Maria ajudou a criar várias outras pessoas que, hoje, já são adultas.

Trabalho e crenças
Dona Maria trabalhou por muitos anos varrendo as ruas do Crato, cidade onde nasceu. Ela também é conhecida pelas rezas que fazia em pessoas que a procuravam. A centenária é vista como um exemplo de fé e determinação. E o desejo da família é um só: que dona Maria permaneça saudável para que eles possam continuar comemorando seu aniversário por mais anos.

"Agradeço por ter minha mãe, por Deus ter ela viva, que ela tem saúde, muita saúde que ela tem. Eu agradeço muito a Deus por ter ela aqui na terra, que Deus realize de novo com nós para fazer o aniversário dela de novo (sic)", disse Dinda, uma das filhas de dona Maria.


Fonte: g1 CE

Post a Comment