A ocasião representou a primeira visita de uma criança à Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu 192 Ceará em Juazeiro do Norte em oito anos de funcionamento

O dia 20 de junho de 2022 não vai ser facilmente esquecido por Maria Clara dos Santos, moradora de Nova Olinda, na região do Cariri. Prestes a completar 8 anos, a pequena visitou a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) situada em Juazeiro do Norte. Ao acompanhar as redes sociais, a menina, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), demonstrou interesse crescente pelo trabalho dos socorristas a ponto de seus familiares começarem a perceber avanços em seu aprendizado.

Movida pela curiosidade da filha, Suelia Vila Nova entrou em contato com o condutor Valdez Cardoso. O objetivo era assegurar à Clara a oportunidade de ver, de perto, a atuação das equipes emergencistas.


O pedido foi reforçado por uma indicação do terapeuta ocupacional que acompanha a criança pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em documento assinado em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, João Jorge de Souza Neto assegurou que a visita seria importante. “Vai facilitar seu desenvolvimento neuropsíquico e cognitivo”, defendeu o profissional.

A história chegou ao conhecimento do coordenador da Unidade Macrorregional de Juazeiro do Norte, Marco Rulim. O médico concordou e, imediatamente, deu início aos preparativos para receber Maria Clara, incluindo a confecção de um fardamento especial e adequado ao seu tamanho.

Nesta segunda-feira (20), a presença da pequena representou a primeira visita de uma criança à Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu 192 Ceará em Juazeiro do Norte em oito anos de funcionamento. Ao conhecer a base, Maria Clara viu de perto uma das ambulâncias, entrou no veículo e conheceu a estrutura disponibilizada. Devidamente uniformizada, foi possível, ainda, dar uma volta na viatura, encantada com o som do giroflex. “Recebê-la é um motivo de gratidão e de reconhecimento a todos os profissionais que fazem o Samu 192 Ceará”, destacou Rulim.

O condutor socorrista Valdez Cardoso, intermediador da ocasião, registrou o próprio sentimento. “Trazer a Maria Clara hoje foi a mesma emoção do primeiro dia de trabalho no Samu 192 Ceará. Estava mais ansioso do que a criança por essa visita”, contou.


Atendimento aos casos clínicos de urgência
Todos os casos clínicos de urgência atendidos pelo Samu 192 Ceará na região são realizados pela CRU. Do local, os profissionais orientam o usuário sobre primeiros socorros e enviam, se necessário, equipes de saúde em ambulâncias de suporte básico ou avançado.

O Samu 192 Ceará, vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é administrado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

Post a Comment