Nesta sexta-feira, 10 de junho de 2022, durante solenidade especial da programação da Semana de Meio Ambiente, promovida pelo Município de Crato, foram assinados os contratos que autorizam a implementação do Projeto Produtor de Água. De autoria do vereador Pedro Lobo e aprovado pelo executivo municipal o projeto é voltado para promover ações de conservação e preservação de nascentes e mananciais do município cratense.

O evento onde foi oficializado o projeto aconteceu no Sítio Bebida Nova e contou com a presença do Prefeito José Ailton Brasil, do vice André Barreto, do vereador Pedro Lobo,  do diretor Executivo da Companhia de Água e Esgoto, Yarlei Brito e do biólogo e pesquisador da ONG Aquasis, Weber Girão.


Elaborado em 2017, o Projeto de Lei Produtor de Água, votado e aprovado com unanimidade, visa promover a melhoria da qualidade das águas e assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos no município.

A proposta consiste em envolver a atuação da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público em ações para promover a conservação das nascentes, dos cursos de água e da cobertura vegetal destas áreas, viabilizando a sustentabilidade dos mananciais.

Para implementar o projeto foi instituída e regulamentada a participação da Sociedade de Água e Esgoto do Crato, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e de representantes comunitários que junto de tais entidades devem atuar conjuntamente na gestão, execução e coordenação das atividades do programa.


Entre outras etapas do projeto está prevista a criação do Fundo Municipal Produtor de Água, para apoio e fomento, de modo a regularizar o processo de doações, serviços, e a aquisição de recursos a serem investidos nas ações.

"Estamos fazendo história e o município do Crato está assumindo esse pioneirismo, se tornando referência para o Estado e todo o Nordeste. Fico feliz por ter sido autor deste projeto que beneficia simultaneamente o produtor rural e o meio ambiente, pois concede pagamento aos produtores pelos serviços ambientais realizados em sua propriedade, o que contribui para preservar as nascentes, os rios e as fontes de água, favorecendo o desenvolvimento sustentável,  garantindo o socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto", enfatiza Pedro.

Post a Comment