No fenômeno da superlua, satélite pode aparecer até 30% mais brilhante no céu (Foto: Fábio Lima)

Fenômenos astronômicos devem tomar conta do mês de junho. A chuva de meteoros Epsilon Gruids e a “superlua” acontecem, respectivamente, nos dias 11 e 14 de junho de 2022. A observação pode ser feita sem a necessidade de equipamento especializado e a visualização será facilitada durante a madrugada.

Em 2017, o astrônomo amador cearense Lauriston Trindade participou, juntamente a outros dois brasileiros, da descoberta da chuva de meteoros. O achado foi o primeiro do tipo realizado totalmente por brasileiros. Os dados da descoberta podem ser vistos por meio da Rede Brasileira de Meteoros (Bramon).

Acontecimentos astronômicos de junho
Chuva de meteoros Epsilon Gruids
Segundo Lauriston, o fenômeno acontece todos os anos, entre 30 de maio a 20 de junho. Em 2022, a Epsilon Gruids atinge seu ponto máximo no dia 11 de junho, por volta das 2 horas. Ele destaca que, para melhor visualização, o ideal é se afastar das luzes da cidade e ir para um local com poucas nuvens.

Superlua
A superlua acontece no dia 14 de junho. O fenômeno ocorre devido à maior aproximação da Lua com a Terra, pelo formato irregular da órbita lunar. “Existem momentos que ela [Lua] está mais afastada e instantes que está mais próxima. Por isso, dia 14 de junho ela vai aparentar estar maior e até 30% mais brilhante”, comentou Lauriston.

O astrônomo amador ressalta que o fenômeno da superlua influencia as marés devido à atração gravitacional que a Lua exerce. “Com a Lua estando mais próxima é esperado que as marés fiquem mais intensas”, destaca.

Fonte: O Povo

Post a Comment