A Polícia Civil do Ceará realizou uma operação em sete cidades do Ceará nesta quinta-feira (2 de junho de 2022), para cumprir mandados contra uma suposta organização criminosa suspeita de fraudes e corrupção na Prefeitura de Altaneira, na região do Cariri. É a segunda fase da “Operação Salus".

Quatorze empresas são investigadas e cerca de R$ 7 milhões foram bloqueados de contas. Mais de 100 policiais participam da operação nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Altaneira, Assaré, Araripe e Caucaia. Eles cumpriram 77 mandados judiciais, sendo 30 de busca e apreensão e 47 de sequestro patrimonial.

A investigação busca desarticular uma possível organização criminosa envolvida em crimes de apropriação de bens ou rendas públicas, ordenação de despesas em desacordo com as normas financeiras, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

Durante a investigação, a Polícia apurou um suposto esquema de fraudes nas licitações e na contratação direta para bens e serviços, e que teria como objetivo desviar recursos públicos de diversas secretarias. Além disso, os processos licitatórios e as contratações estariam sendo feitas com o intuito de beneficiar determinadas empresas. Há indícios também de pagamentos de produtos não adquiridos e de serviços não prestados.

O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), confirmou por telefone que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dele na cidade de Altaneira na manhã desta quinta-feira. Mas disse que não estava no município, pois cumpre compromissos da gestão em Fortaleza. O prefeito informou ainda que está à disposição da Justiça e que não há qualquer desvio de recurso público do município.

Fonte: g1 CE

Post a Comment