Foto: Viviane Bastos

Nesta terça-feira (28 de junho de 2022), a reportagem esteve na UPA Lagoa Seca, único local de testagem para a Covid-19 disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), e constatou a presença de centenas de pacientes com suspeita da doença na espera para realizar o exame.

Há duas semanas, a procura pelos testes aumentou significativamente. Desde o início desta semana, são realizados, em média, 600 exames por dia. Até a semana passada, essa média diária era de 300. O reflexo dessa procura é visto nos boletins epidemiológicos divulgados pela Sesau. Somente nesta segunda-feira (27), o município confirmou 240 casos.

Quem procura o atendimento na unidade reclama da demora. À reportagem, o motorista José Ferreira relatou que aguarda desde às 9h30 da manhã desta terça para realizar o teste. Apresentando sintomas característicos como garganta inflamada, tosse seca, coriza e dor de cabeça ele declara: “muito ruim para quem está com os sintomas ter que aguardar tanto tempo. Já passa de 15h e ainda estamos aqui”, lamentou.

Já a vendedora Wesla Ramilly está preocupada com quem chega ao local e acaba desistindo de esperar. “Muita gente, que pode estar doente, acaba desistindo quando vê a fila, aí volta para casa e acaba contaminando outras pessoas”, disse.

Sesau amplia equipes na unidade

Em nota, a Secretaria da Saúde informou que a que, a partir de hoje, aumentou de uma para quatro, as equipes na UPA Lagoa Seca.

Segundo a pasta, a demanda de atendimento mais que dobrou nas últimas semanas. A secretaria orienta que a população só busque o teste a partir do terceiro dia de sintomas.

O funcionamento acontece de domingo a domingo, das 7h às 22 horas.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment