O município do Crato é detentor das principais fontes de água da Bacia Sedimentar do Araripe. Ao todo, cerca de 250 fontes jorram na Chapada do Araripe drenando a região do Cariri. Desse total, 76 fontes são encontradas no Crato. A mais importante delas, a fonte da Batateira. Por tanta riqueza, o município é chamado de "oásis do Cariri".

E é também para conscientizar a população e toda a sociedade para a preservação desse bem natural, que a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, realiza de 5 a 12 de junho, a Semana do Meio Ambiente - Semeia 2022, com o tema "Nascentes Preservadas, Água Garantida".

A abertura oficial acontece neste domingo, 5 de junho de 2022, a partir das 8h30, com apresentações artísticas e a palestra "Parque estadual do Sítio Fundão 14 anos, destacando sua importância para conservação da biodiversidade local", na sede do Parque do Sítio Fundão.

Na segunda-feira, 6, às 8h30, será realizado o plantio de mudas de espécies nativas para recuperação de mata ciliar do riacho da matinha, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

A Semeia 2022 é uma realização da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, com apoio do projeto Agente Jovem Ambiental (AJA); ICMBIO, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Parque Estadual Sítio Fundão, Geopark Araripe, Sítio Barreiras, SAAEC, Serviço Social do Comércio (SESC Crato), Universidade Regional do Cariri, ONG Biodiverse, TV Natureza, ACAFA e Centro Educacional Tia Belinha e demais secretarias municipais do Crato.

Post a Comment