No “junho vermelho”, mês de conscientização para a doação de sangue, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para estimular a doação de sangue voluntária entre os integrantes da comunidade acadêmica. O formulário foi assinado no dia 13 de junho de 2022, pela Reitoria da UFCA, um dia antes do Dia Mundial do/a Doador/a de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho. A parceria foi articulada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA).

Entre as ações a serem desenvolvidas pela UFCA, estão: 1. identificar locais apropriados para a doação voluntária de sangue; 2. promover pelo menos duas vezes ao ano campanhas de doação de sangue na instituição e 3. divulgar/facilitar a divulgação das coletas na instituição. As duas coletas a serem realizadas na UFCA em 2022, por meio da parceria, já estão agendadas: a primeira será no próximo dia 5 de agosto, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte; e a segunda, em 2 de dezembro de 2022, em local a definir.

Conforme a titular da CQVT-Progep/UFCA, Mirna Fontenele, a parceria entre a UFCA e o Hemoce, além de captar mais doações de sangue, reafirma o compromisso social da Universidade com a população do Cariri: “A problemática da falta de estoque nos bancos de sangue nos sensibiliza e nos move a apoiar campanhas internas de doação de sangue. Esperamos disseminar princípios como solidariedade e ajuda ao próximo na formação dos nossos estudantes e em nosso ambiente organizacional. Nossa expectativa é iniciar uma ação que ocorra de forma periódica e que possa contribuir eficazmente para ajudar a salvar vidas”, disse.

As doações de sangue são vitais para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades e, ainda, são importantes para possibilitar procedimentos médicos seguros. Além disso, as doações são indispensáveis para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade. Uma única doação de sangue é capaz de salvar até 4 vidas.

Requisitos para doar sangue
Estar em boas condições de saúde (saudável, bem alimentado/a e com pelo menos 6h de sono, nas 24h anteriores à doação);
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis);
Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação (Isso porque, Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, o sangue recebido de uma doação deve ter até 10% de gordura. Quando esse limite é ultrapassado, torna-se mais difícil identificar doenças transmissíveis, como hepatites B e C, Aids, Sífilis e Chagas);
Apresentar documento original com foto, expedido por órgão oficial, ou cópia autenticada. Documentos aceitos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Certificado de Reservista. Também são aceitos documentos eletrônicos, como a carteira nacional de habilitação, pelo aplicativo “Carteira Digital” e título de eleitor pelo aplicativo “e-Título”, desde que contenham a foto do/a candidato/a e que sejam validados pelas ferramentas “Vio:QR Seguro” e “e-Titulo”, respectivamente.
Posso doar sangue com que frequência?
Cumprindo os requisitos básicos, pessoas de sexo feminino podem doar sangue a cada 90 dias e pessoas de sexo masculino, a cada 60 dias.

Organização Cidadã
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O ideal seria que esse índice subisse para pelo menos 3%. Com apenas uma doação de sangue, é possível beneficiar de três até quatro pessoas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Conforme o Hemoce, a doação voluntária, altruísta (motivada pela única razão de ajudar quem não se conhece) e não vinculada a nenhum paciente ou benefício secundário é a base de segurança dos estoques de sangue.

Assim, desde 2008, o Hemoce desenvolve o projeto “Organização Cidadã”, pelo qual são feitas parcerias com organizações da sociedade civil – como escolas, universidades, igrejas, empresas e ONGs – que desejam promover doações de sangue em seus espaços físicos. O intuito do Hemoce é potencializar a política de doação de sangue, conquistando e fidelizando potenciais doadores de sangue e também defensores dessa ideia, para que a importância de doar seja difundida entre mais públicos.

Com a parceria com o Hemoce, a UFCA passa a ser também uma Organização Cidadã, fazendo jus ao selo digital “Organização Cidadã”, para fixação em documentos oficiais, e a uma placa física, a ser exposta em local de preferência da instituição.

Post a Comment