Sede da Secretaria de Cultura do Crato. FOTO: Site Gazeta do Cariri

A Prefeitura Municipal do Crato por meio da Secretaria de Cultura SECULT, realizou nesta quinta-feira dia 7 o lançamento do Projeto aBarca para lideranças comunitárias e agentes culturais. O Projeto foi apresentado pela assessora pedagógica Beatriz Perote e pela coordenadora dos cursos básicos de arte visuais do projeto, Camila Morei. Participaram do momento, o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, a assessora técnica Tammy Lacerda, lideranças e agentes culturais e coordenadores dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS do Crato.

O aBarca Programa de Formação Básica é um projeto da Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secult/Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar, que tem o objetivo de formar em artes jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, estudante ou egresso da rede pública de ensino, desempregado ou em trabalho informal. O processo formativo acontecerá de forma dinâmica, reflexiva e prática.

O município do Crato está sendo contemplado com os cursos de Teatro e Audiovisual, no período de agosto a dezembro de 2022.

Serão 15 vagas por curso, com bolsa de R$ 200, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza. FECOP. 15 vagas são destinadas ao curso de Teatro que trabalhará os processos de preparação corporal e vocal para a cena, as técnicas de montagem da iluminação em espetáculos e a construção de pesquisas e projetos em Teatro. Outras 15 vagas são destinadas ao curso de Audiovisual que abordará a fotografia a partir da observação da história e imagens dos territórios, a construção de mapas sonoros da cidade e recursos de edição para a montagem de cenas.

Ambos os cursos iniciam com o módulo Navegações Estéticas onde um artista de cada linguagem apresenta sua experiência, seus desafios na área e os espaços de atuação.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 7 de agosto por meio do link (clique aqui).

O Secretário de Cultura do Crato Amadeu de Freitas destaca que a Secretaria de Cultura e os Centros de Referência em Assistência Social - CRAS do município oferecem suporte para quem tiver dúvidas em relação a inscrição.

A Seleção acontecerá entre os dias 08 e 09 de agosto, e o resultado está previsto para o dia 10 de agosto. As matrículas acontecem nos dias 11 e 12 de agosto e a previsão de Início dos cursos é 15 de agosto. As aulas acontecerão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) com os respectivos dias e horários: Audiovisual: Segunda, quarta e sexta de 9h às 12h; Teatro: Segunda, quarta e sexta, de 14h às 17h.

Serviço
Secretaria de Cultura do Crato
Centro Cultural do Araripe - Largo da RFFSA
Atendimento de segunda a sexta das 9h às 16h

Post a Comment