24/07/2022

No último dia 15 de julho, a Secretaria de Saúde de Barbalha notificou os primeiros casos suspeitos de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. A pasta, juntamente com a Superintendência Regional de Saúde do Ceará realizam exames para confirmar ou descartar os casos.

Até o momento, o município ainda não recebeu os resultados e os pacientes continuam sendo monitorados. De acordo com a secretária de saúde, Sheyla Martins, ainda não há previsão da divulgação dos resultados, mas destacou que os dois casos continuam em isolamento.

Pacientes com histórico de viagem

São dois casos suspeitos da mesma família com histórico de viagem recente, apresentando sintomas semelhantes. Os pacientes estão sendo acompanhados e foram orientados quanto ao isolamento, segundo divulgado pela secretaria.

Varíola dos macacos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas em um laboratório dinamarquês, em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo, em 1970.

Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações. Nesta semana, a OMS declarou a doença como emergência de saúde global.

Sintomas

Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado.

Febre;
Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas;
Baixa energia;
Linfonodos inchados;
Erupções cutâneas ou lesões.

Geralmente, a erupção se apresenta de um a três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, secar e cair.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment