A Secretaria de Saúde de Barbalha descartou, na noite desta quinta-feira (28 de julho de 2022), os dois casos suspeitos de Monkeypox, doença conhecida como “varíola dos macacos”, no município.

Os casos descartados são da mesma família com histórico de viagem recente. As pacientes foram atendidas pelo serviço de saúde local, fizeram isolamento domiciliar e não apresentaram sinais graves da doença.

A Secretaria de Saúde orienta que caso alguém apresente sintomas característicos da varíola dos macacos (monkeypox) – febre alta súbita, dor no corpo, adenomegalia (aumentos dos gânglios), fraqueza e dor nas costas, e com presença de erupções cutâneas – , ou que teve contato com caso suspeito ou confirmado da doença, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.

O que é a Varíola dos Macacos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas em um laboratório dinamarquês, em 1958. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo, em 1970. A varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox.

Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações.

Quais os Sintomas?

Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais descritos abaixo procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado.

Conheça os sintomas:

Febre;

Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas;

Baixa energia;

Linfonodos inchados;

Erupções cutâneas ou lesões.

Geralmente, a erupção se apresenta de um a três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, secar e cair.

Segundo o órgão, o número de lesões em uma pessoa pode variar de alguns a milhares. A erupção tende a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Eles também podem ser encontrados na boca, genitais e olhos.

Post a Comment